reforma de piso de madeira

Reforma de Piso de Madeira ou Substituição Completa?

Pisos de madeira são conhecidos por serem de longa duração, com alguns tipos de madeira que duram até 100 anos. No entanto, há momentos em que o piso de madeira deve ser substituído, seja por escolha ou por necessidade. 

 

Aqui estão alguns fatores para decidir se precisa fazer uma reforma de piso de madeira ou uma completa substituição. 

 

4 Fatores Para Considerar 

piso laminado eucafloor

Piso laminado Eucafloor Gran Elegance

1. Foi raspada muitas vezes 

A raspagem do piso é uma ótima maneira de manter sua aparência bonita. Esse processo é feito através de uma lixa que raspa toda a superfície para esconder imperfeições visíveis. No entanto, esse processo pode tornar o piso mais fino e causar uma série de outros problemas.

 

O lixamento não deve ser feito mais do que 3 a 5 vezes durante a vida útil do seu piso. Se você já raspou e pintou seu piso algumas vezes e ele está começando a mostrar sinais de desgaste, pode ser hora de instalar um novo piso.

 

2. Danos causados ​​pela água 

A umidade e a água podem penetrar no piso, fazendo com que ele se deforme e descasque. Esse é um dos motivos mais comuns pelos quais uma reforma de piso de madeira não adianta e é necessário trocar todo o piso. Se os danos causados ​​pela água estão fazendo com que seus pisos fiquem estufados, você pode começar a pensar na substituição.

 

3. Precisa de um novo visual e material 

As tendências na decoração do lar mudam a todo momento. Embora o piso de madeira forneça uma aparência bastante clássica, aqueles que desejam acompanhar as últimas tendências de design de interiores pode considerar a instalação de piso vinílico ou laminado com opções muito modernas para diferentes tipos de decoração e ambientes. Inclusive existem modelos que imitam a aparência da madeira, sem a manutenção difícil que exige o material. 

 

4. Seu piso é antigo 

Como já falamos no começo do artigo, o piso de madeira dura muito tempo. Algumas madeiras podem durar 30 anos, enquanto outras podem durar até 100 anos. Seja como for, chegará o dia em que o seu piso terá atingido o final da sua vida útil.

 

Os sinais de idade podem incluir decomposição da madeira. Os pisos também podem começar a ficar saltitantes e começar a ceder. Nesse caso, você deve esquecer a reforma de piso de madeira e substituir o piso o mais rápido possível.

 

O desgaste, danos e envelhecimento, bem como o desejo de um novo visual, podem significar que é hora de uma completa substituição. 

 

Reforma de piso de madeira ou substituição? 

Pisos de madeira estão sujeitos a muito desgaste e, com o tempo, podem ficar sem brilho, manchados, empenados, rangentes ou lascados. Quando seu piso de madeira começar a parecer envelhecido, você pode fazer o novo acabamento para restaurar sua beleza original ou pode arrancar o piso e substituí-lo completamente.

 

Custo 

O preço é geralmente a primeira coisa que as pessoas consideram quando se pensa na reforma de piso de madeira ou em substituir. A verdade é que nem sempre é mais barato repintar o piso do que substituí-lo. 

 

Hoje em dia no mercado existem modelos de pisos mais econômicos e versáteis, com ótima durabilidade, como é o caso do laminado e vinílico. Além do que eles costumam ser muito fáceis de instalar. Existem modelos que são instalados por cima do piso antigo, evitando sujeira e aumentando a agilidade e facilidade da instalação.  

 

Se a economia for importante para você, leia nossas dicas de decoração barata para sua casa.

 

Tempo 

A reforma de piso de madeira é um processo meticuloso e demorado. É especialmente desafiador se você e sua família já ocupam a casa. A renovação do piso de madeira pode facilmente levar de 4 a 5 dias, até várias semanas, dependendo da velocidade da equipe.

 

O processo de repintura requer lixadeiras, polidoras, remoção de manchas, pincéis, rolos, poliuretano, tinta e calafetagem. No entanto, a substituição pode ser feita em muito menos tempo usando apenas com algumas poucas ferramentas.

 

Beleza 

Se o seu objetivo é iluminar seus pisos de madeira antigos e restaurar sua beleza original, considere a reforma de piso de madeira. Mas se você quiser mudar certos aspectos do próprio piso, como o material da madeira, a largura ou direção das tábuas ou a consistência do material, você precisará substituí-los. 

 

A reforma é ideal para restaurar a beleza da madeira velha, enquanto a substituição é ideal para criar um visual completamente novo.

 

Saúde 

Restaurar todos os pisos de madeira nem sempre é uma opção. Você deve levar em consideração sua condição e saúde. Se o piso de madeira ficar empenado ou se a maioria das tábuas ficarem danificadas, você normalmente precisará substituir todo o piso, pois a reforma de piso de madeira só melhorará a aparência, mas não os problemas subjacentes que podem causar alergias e mofo. 

 

Idade 

A idade do seu piso também desempenha um papel importante na reforma de piso de madeira ou na sua substituição. Se o seu piso já existe há décadas, ele pode resistir ao retoque por uma série de razões. Por exemplo, se já tiver sido restaurado várias vezes ou se as rachaduras entre as tábuas forem muito grandes, a reforma pode não adiantar. Para pisos muito antigos, a substituição é muitas vezes a escolha ideal.

 

Opções de pisos para substituir 

piso eucafloor prime click

Piso laminado Eucafloor Prime Click

Com as informações fornecidas, você pode decidir substituir seus pisos em vez de renová-los. Existem muitas opções para escolher, dependendo do que você está procurando.

 

Madeira Sólida 

Pisos de madeira sólida são feitos de madeira maciça. Cada placa de piso de madeira maciça é feita de uma única peça de madeira com cerca de 3/4 de polegada de espessura. Por ser tão espesso, pode ser lixado e repintado várias vezes, porém o seu custo é alto e sua manutenção é mais difícil e exige limpeza constante. 

 

Laminado 

O laminado é uma escolha popular para proprietários porque geralmente é mais barato do que madeira maciça e mais fácil de instalar. Com tantas opções, você deve ser capaz de escolher exatamente o que deseja, como espessura, textura e cor da prancha. 

 

O laminado é uma opção de piso durável, segura para uso em quase todas as salas e pode fornecer uma transformação rápida.

 

Nesse artigo você encontra dicas de pisos laminados Durafloor para instalação. 

 

Vinílico 

O piso vinílico é preferido por arquitetos e construtores experientes porque é acessível, elegante, resistente à água e durável. Ele é fabricado com materiais manufaturados, o que o torna mais acessível (e sustentável!) do que outros materiais naturais de recursos limitados.

 

Mais macio do que os materiais naturais, eles mantém uma temperatura constante mesmo no frio, o que traz muito mais conforto.

 

Durável e resistente à água, podendo ser usado em ambientes de alta umidade, como cozinhas.

 

Aqui você encontra alguns modelos de pisos vinílicos que podem te ajudar nessa escolha.

 

Posso colocar piso laminado sobre madeira? 

Sem dúvida, o piso laminado ganhou enorme popularidade na última década, pois atinge um grande equilíbrio entre ser econômico, durável, atraente e fácil de instalar. Parte da facilidade de instalação que torna o piso laminado tão desejável é que ele pode ser instalado rapidamente e diretamente sobre muitos tipos de superfícies com pouco ou nenhum trabalho. 

 

O piso laminado pode ser instalado diretamente sobre a madeira, geralmente sem a necessidade de preparação. Se o seu laminado tiver uma camada inferior embutida, você pode instalá-lo diretamente sobre a madeira. Se o novo piso não tiver a base embutida, simplesmente estenda e prenda a base no piso de madeira e comece a instalar o laminado.

 

Se o piso de madeira for muito áspero, você precisará fazer alguns trabalhos preparatórios antes de instalar o laminado. Quaisquer pregos ou fechos salientes devem ser puxados (ou afundados com segurança na madeira) e quaisquer tábuas do piso que estejam arqueadas ou em ângulo para cima devem ser lixadas. Se o piso de madeira for ondulado, você precisará fazer algum trabalho para nivelá-lo antes de instalar o piso laminado.

 

O piso laminado pode imitar a aparência e o estilo do piso original, sem todo o trabalho de restaurar a madeira antiga. Finalmente, dependendo do laminado que você escolher e da condição do seu piso atual, instalar um piso laminado pode ser mais barato do que restaurar seu piso de madeira antigo.

 

O artigo tirou suas dúvidas principais? Esperamos que as informações tenham sido úteis. Lembre-se de nos seguir nas nossas redes sociais para acompanhar notícias e dicas.

piso vinílico ou laminado

Piso vinílico ou laminado: qual escolher?

Em dúvida sobre piso vinílico ou laminado? Essa pode ser uma decisão difícil, principalmente se você não sabe exatamente a diferença entre esses dois pisos. 

 

Por isso que, nesse guia de hoje, vamos trazer um resumo das principais diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipo de piso, além de dicas de marcas desses dois pisos para escolher e fazer uma compra assertiva. Confira!

 

O piso vinílico é uma escolha excelente se você está procurando um piso durável, fácil de instalar e acessível. Existem muitos tipos de pisos vinílicos, sendo as mais comuns a LVP, WPC, SPC e LVT.

 

Já o piso laminado é uma ótima opção que você deve considerar se quiser a aparência e o toque da madeira, mas a um preço acessível. 

Piso vinílico ou laminado? Comparativo 

Aparência: piso vinílico ou laminado? 

O piso laminado permite um relevo tridimensional profundo e realista em suas superfícies, com imagens precisas do material que está sendo retratado – madeira, cerâmica ou pedra.

 

Muitos tipos de piso vinílico podem parecer realistas, especialmente piso de prancha de vinil luxuoso. O piso de vinil com núcleo sólido mais espesso se parecerá mais com madeira, pois é possível um relevo mais profundo.

 

Embora o piso laminado e o luxuoso piso vinílico sejam geralmente parecidos em aparência, o piso laminado geralmente irá imitar mais a madeira dura raspada à mão, pedra, cerâmica e outros materiais, por isso nesse quesito ela ganha do vinílico. 

Resistência à água e ao calor: piso vinílico ou laminado? 

Praticamente todos os pisos laminados usam um núcleo de placa de fibra. Como esse núcleo é um produto de madeira, ele amolecerá e inchará se for exposto à água. O núcleo da placa de fibra não retomará suas dimensões originais depois de secar. Além disso, as camadas de desgaste e design às vezes descascam depois que o núcleo se torna alagado. O piso laminado severamente danificado pela água geralmente precisa ser substituído; pois não pode ser consertado.

 

O piso laminado instalado corretamente, com costuras justas e bons rodapés ou molduras, pode tolerar poças de água, mas apenas por um curto período de tempo. Para banheiros ou outras áreas molhadas, o piso laminado é uma escolha ruim. 

 

Já os pisos vinílicos podem ter um tecido ou forro de feltro que não é à prova d’água. Mas as versões mais recentes desse piso são feitas de materiais 100% poliméricos. Os pisos vinílicos de luxo podem ser totalmente imersos em água por longos períodos, secos e, em seguida, reutilizados, sem serem afetados.

 

Todos os tipos de pisos vinílicos não são apenas resistentes à água, mas também à prova d’água, por isso são mais indicados nesse quesito. 

Cuidado e limpeza: piso vinílico ou laminado? 

É melhor limpar o piso laminado primeiro com métodos a seco, como esfregão ou vassoura. Se você precisar limpar um piso laminado de outra forma, use apenas um pano úmido que pareça quase seco ao toque.

 

A característica mais forte do piso vinílico é que ele é muito fácil de cuidar e limpar. Quando em boas condições podem ser esfregados com pano úmido e, se necessário, podem ser esfregados vigorosamente com produtos de limpeza, sem manchar. 

 

Embora os pisos laminados e vinílicos sejam fáceis de manter limpos, apenas os pisos vinílicos permitem todos os métodos de limpeza, desde varrer com vassoura seca até esfregar com pano úmido.

Durabilidade e Manutenção: piso vinílico ou laminado? 

O piso laminado é durável e de baixa manutenção. No entanto, muitas camadas do piso laminado podem eventualmente delaminar com o tempo ou se ficarem expostos à água por muito tempo. Depois que a camada superior de desgaste do laminado é arranhada, ela não pode ser reparada.

 

O piso vinílico de qualidade inferior pode delaminar. Além disso, os ladrilhos autocolantes podem se soltar com o tempo. No geral, porém, o piso vinílico é um material que resiste às altas demandas de tráfego.

 

O piso vinílico é extremamente durável e de baixa manutenção e é usado até mesmo em aplicações comerciais, onde a durabilidade e a manutenção são mais importantes. Por isso, esse piso se destaca no quesito durabilidade. 

Instalação: piso vinílico ou laminado? 

O piso laminado usa um método de instalação click, onde a lingueta de uma tábua é encaixada na ranhura de uma tábua adjacente em um ângulo. Em seguida, a primeira prancha é dobrada para baixo até ficar nivelada com a outra prancha. Esta ação une as placas e fecha a costura. Uma serra circular comum ou serra de mesa equipada com uma lâmina de dentes finos, ou mesmo uma serra manual, é usada para cortar pranchas laminadas.

 

As pranchas do piso vinílico também usam um método de instalação click. As pranchas também podem ser cortadas com uma faca. Uma marca de pontuação é feita primeiro, então a prancha é dobrada para trás sobre si mesma e um segundo corte é feito por trás. 

 

Em ambos os casos a instalação é fácil, mas é claro, sempre importante contar com uma equipe profissional para uma instalação e aderência perfeita ao espaço. 

Impacto ambiental: piso vinílico ou laminado? 

Alguns fabricantes de piso laminado oferecem produtos que se qualificam como reciclados. Mas o piso laminado ainda usa uma camada de superfície de plástico, e as resinas de melamina usadas na criação do nível do núcleo não são de forma alguma materiais verdes, pois podem emitir gases químicos.

 

O piso vinílico melhorou nesse quesito nos últimos anos. Alguns fabricantes agora oferecem produtos com baixa emissão de gases. Porém, por ser um material sintético conhecido por produzir produtos químicos tóxicos quando queimado, ele não se decompõe em aterros e reciclá-lo geralmente não é uma opção.

 

Se o uso de materiais de construção verdes é importante para você, o piso laminado tem uma pequena vantagem, graças ao conteúdo de madeira natural do núcleo da placa de fibra. Ainda assim, nenhum desses materiais é especialmente ecologicamente correto como a madeira natural, o linóleo ou os revestimentos de piso de bambu.

Vantagens e desvantages 

Vantagens do piso vinílico 

  • Fácil de instalar (a maioria é clicar e travar)
  • Custo: o piso vinílico é muito mais barato do que a madeira.
  • Fácil limpeza e baixa manutenção
  • Variedade de estilos e designs que imitam a aparência de madeira, azulejo e pedra
  • O piso vinílico WPC e SPC é 100% à prova d’água (certifique-se de que a marca escolhida seja à prova d’água em vez de resistente à água)

Desvantagens do piso vinílico 

  • Dependendo da escolha do material, pode desgastar mais facilmente e necessitar substituir mais cedo
  • Como o material é 100% sintético, a percepção do público pode levar a um menor valor de revenda em comparação ao piso de madeira
  • Algumas marcas têm credenciais ambientais questionáveis ​​

Vantagens do piso laminado 

  • A aparência imita os estilos encontrados em madeira 
  • Preço acessível
  • Oferece extremo conforto
  • Fácil limpeza e baixa manutenção
  • Pode ser usado em praticamente qualquer cômodo da casa

Desvantagens do piso laminado 

  • Nem todas as marcas são à prova d’água, então o laminado não é recomendado para aplicação em banheiros ou cozinha
  • Não pode ser restaurado
  • Requer principalmente métodos de limpeza a seco
  • Semelhante ao piso vinílico, algumas marcas de laminados têm credenciais ambientais questionáveis
  • Pode ser mais barulhento do que opções alternativas

Agora que você já tem uma ideia geral sobre piso vinílico ou laminado é hora de conferir algumas dicas e marcas renomadas do mercado.

Dicas de Pisos Laminados 

Laminados da Durafloor

Linha Studio Carvalho

Linha Studio Carvalho Munique da Durafloor.

Existem uma série de pisos laminados Durafloor, conforme pode ver clicando no link que leva para esse artigo específico, listando todas as opções. 

 

Os pisos dessa marca se destacam, pois combinam com qualquer ambiente e decoração. Com as diversas opções de padrões, cores e texturas você certamente poderá encontrar aquele que tem maior aderência com o seu projeto. Existem modelos mais clássicos e outros mais inovadores e joviais, que combinam com o conceito industrial que está super em alta. 

 

Além disso, os pisos contam com a facilidade da instalação e ótimo custo x benefício, isso sem mencionar a resistência que esses pisos oferecem com o passar dos anos. Esses pisos são indicados para áreas com pequena ou alta circulação de pessoas. 

 

As linhas de maior destaque são a Studio, Nature, Link e New Way. Confira todas as opções aqui

Ultra Premium da Durafloor 

Essa categoria de pisos laminados da Durafloor possuem todas as características do piso laminado com a soma dos benefícios do substrato Ultra Premium, que garante proteção contra umidade. Podendo ser utilizados em lavabos e cozinhas que seguem o conceito aberto.

 

Indicada para áreas residenciais como quartos, corredores, salas e halls. Dento dessas categorias estão as linhas Unique, Street e Mood, que podem ser encontradas em diferentes cores, como pode observar nesse link

 

Todos esses pisos são super recomendados e muito elogiados pelos consumidores. Eles podem ser aplicados tanto em residências quanto escritórios, trazendo mais estilo e sofisticação aos espaços. 

 

Leia também todas as vantagens do piso laminado para saber sobre essa escolha.

Laminados da Eucafloor 

laminados eucafloor

Gran Elegance Eucafloor – Carvalho Ouro CRÉDITOS: PAULA FUZETO, EDIANE TRAMUJAS E CAMILA ROCHA – FOTO FRANCIS LARSEN

A Eucafloor é outra marca de renome que oferece ótimos pisos laminados. Se destaca também pela facilidade de instalação, uma vez que pode ser instalada por cima de outros pisos. Conta com proteção Bacterban, que inibe o crescimento e reprodução de fungos e bactérias na superfície do piso. 

 

São produzidos com 100% madeira de reflorestamento, o que poupa os recursos naturais sem perder a beleza própria da madeira. É o único fabricado com HPP, considerado o mais resistente substrato para pisos laminados do Brasil. 

 

Outro diferencial é o redutor de ruídos Eucasoft Premium e reduz em até 60% a percepção de ruídos incômodos (toc-toc).

 

Conta com a linha Gran Elegance, New Elegance, Evidence, Prime Click e Prime. Confira aqui cada uma delas e as cores disponíveis. 

 

Falando em cores, leia também nosso guia e dicas de cores de piso para escolher de acordo com cômodo, espaço, dentre outros fatores. 

Dicas de Pisos Vinílicos 

Vinílicos da Durafloor 

Além dos laminados, a marca Durafloor – que como dissemos é a favorita de muitos consumidores, também oferece linhas de pisos vinílicos. Eles são uma ótima escolha para os projetos de arquitetura e decoração já que garantem conforto térmico e acústico, resistência a riscos e manchas, além de excelente custo-benefício.

 

Se destaca por ser resistente à água, feito à base de PVC 100% reciclável e ideal para quem não abre mão da beleza nem da praticidade.

 

Conta com a linha Art com aspecto mais clássico, Linha City com aspecto mais urbano, Linha Inova com estilo mais industrial e ousado e Linha Urban mais versátil. Aqui você encontra mais detalhes.

 

Para atender ao mercado de pisos com alta resistência em projetos comerciais, a Durafloor também possui a linha SPC (Stone Plastic Composite). Possuem formato 182x1524mm. Seus padrões possuem maior densidade, o que faz com que eles tenham maior resistência e garantam uma excelente estabilidade dimensional, além de serem impermeáveis.

Vinílicos da Tarkett 

linha Square tarkett

Linha Square da Tarkett

A Tarkett é um dos líderes mundiais na fabricação de pisos vinílicos. Também confiável, a empresa preza pela qualidade dos materiais e possui importantes certificações internacionais. 

 

Todos seus pisos vinílicos são em LVTs (Luxury Vinyl Tile) e são pisos heterogêneos modulares. Podem ser clicados, colados ou autoportantes. A estampa possui alta resolução, com riqueza de detalhes, e é normalmente impressa em um filme de PVC. 

 

Os LVTs da Tarkett possuem diversos benefícios, e as linhas fabricadas no Brasil contam com Extreme Protection, uma proteção que deixa o piso 7 vezes mais fácil de limpar do que um LVT comum e ainda garante proteção extra contra raios UV.

 

Possuem várias linhas para atender a todos os estilos, como a Square, Click, Ambientada Coleção Design, Ambientada Coleção Maket It, Ambientada Coleção Textile, Ambientada Coleção Stone, Ambientada Coleção Series, Essence 30, Essence e Injoy. Veja todos aqui

Vinílicos da Eucafloor 

vinílico eucafloor alaska

Linha Working, padrão Alaska da Eucafloor.

O piso vinílico LVT da Eucafloor é produzido com cloreto de vinila, o PVC, que é resistente à água e traz modernidade a todos os tipos de projeto. Dentre as vantagens do piso dessa marca está a facilidade de limpeza, variedades de padrões, texturas e dimensões, conforto acústico e térmico. Além disso ele não provoca alergias e pode ser instalado em casas ou empresas. 

 

Conta com a linha Working e Basica em vários padrões e cores, como pode ver aqui

 

O que achou do comparativo entre piso vinílico ou laminado? Veja nosso artigo com outros modelos de pisos vinílicos e decida hoje mesmo! 

piso escuro para quarto

Piso Escuro Para Quarto: 15 Dicas de Decoração

O piso escuro para quarto é uma escolha que não sai de moda. Constantemente, as pessoas estão optando por esse piso para contrastar a decoração do seu quarto. Esse piso traz um visual mais moderno e traz uma aparência mais natural para o espaço. 

 

Por mais que escolher um piso escuro para quarto seja um coringa, temos que saber quais elementos decorativos combinam com esse tipo de piso. Pra te ajudar nisso, criamos esse artigo com algumas dicas e inspirações para adicionar ao cômodo e destacá-lo.

 

Uma dica importante antes de começar é que você deve pensar em adicionar itens decorativos claros no ambiente, uma vez que o piso já é escuro. Caso contrário, pode ser que você deixe o quarto muito carregado e não passe a sensação de relaxamento e conforto que precisa, além de não criar um contraste interessante.  

 

Portanto, se você pensa em escolher piso escuro para quarto, as imagens dos quartos abaixo te ajudarão a decidir. Vamos conferir?

 

1- Os tapetes claros dão um toque suave a este quarto branco com piso de madeira escura, criando um belo contraste de cores e texturas.

1- tapete

 

2- O piso escuro embeleza este quarto que utilizou preto nas molduras e na cama, o que traz um toque de luxo. O rodapé Santa Luzia 10 cm pode trazer um toque ainda mais especial. 

2- molduta preta

 

3- Esta suíte captura a sensação de um hotel, mantendo a função de um apartamento. É realmente impressionante como o teto alto e janelas grandes ajudam a criar essa aparência.

3- aparencia de hotel

 

4- Um quarto principal com uma proposta ampla, aberta e arejada para maximizar seu espaço, adicionando alguns toques de cores alegres nele. Observe o piso escuro como ganhou mais vida com os tapetes coloridos. Um revestimento branco também pode ser uma excelente opção de inclusão no décor.

4- elementos com cores

 

5- A cor da madeira utilizada neste espaço é cativante e a ideia de utilizar a mesma cor do piso para os armários traz uma sensação de uniformidade, limpeza e organização.

5- mesmo tom

 

6- Veja como o cinza combina com esse piso escuro para quarto. Cortinas ou móveis cinzas podem trazer uma aparência muito bonita e elegante para o cômodo. Confira algumas sugestões de pisos para sala e quartos

 

7- Piso escuro e pranchas de madeira clara na cabeceira da cama – que combinação inusitada e marcante! Aqui o estilo fica mais leve e clean. Gostou?

 

8- O tapete escuro fica bem com o piso de madeira marrom escuro deste quarto que tem alguns detalhes metálicos nas colchas.

8- detalhes metálicos

 

9- Os armários de parede inteira foram usados ​​para esconder a cama neste quarto moderno. Tapete preto e branco em desenho geométrico traz um contra-ponto agradável.

9- cama embutida

 

10- Um quarto retrô moderno que combina cores e formas deslumbrantes com o piso escuro para quarto.

10- retrô

 

11- Adoramos o visual deste quarto com seu design minimalista, bem como sua escolha de cores que combinam bem com o tom escuro do piso.

11- design minimalista

 

12- Elementos naturais como madeira envelhecida e pedra em uma variedade de padrões foram usados ​​para o destaque da parede deste quarto com piso escuro. Que ideia criativa!

12- madeira envelhecida

 

13- Quem disse que não se pode usar piso escuro para quarto de cores vivas? Veja que também pode ficar muito legal e criativo! 

13- colorido

 

14- Essa cama vai para a parede dando a impressão de uma cama embutida. As cores verdes claras adicionadas aos armários e paredes combinam perfeitamente com o piso de madeira. Os pisos laminados Durafloor seguem essa tendência, confira. 

 

15- O sofá certamente é o item que mais ganha destaque nesse quarto. A parede turquesa brilhante vem pra reforçar o visual e deixar tudo mais brilhante e ousado. 

15- parede turquesa

 

O que você achou? Os quartos modernos acima são realmente bonitos? Não se preocupe em usar combinações de cores para o seu interior, porque também funcionará bem com piso escuro. 

 

Leia também outras dicas de decoração para esse ano! 

cores de piso

O que considerar ao escolher cores de piso?

Escolher um novo piso pode ser emocionante e gerar muita ansiedade. Se você está reformando sua casa ou escritório deve estar em dúvida sobre a escolha das cores de piso ideais. Por mais que você esteja com pressa de revitalizar seu espaço, tenha calma. A seleção de cores é um momento crucial e muito importante, pois funciona como complemento da decoração. 

 

Para te ajudar nisso separamos algumas dicas que você deve levar em consideração para escolher cores de piso e tornar esse processo menos estressante. Confira!

Considere o tamanho do cômodo 

 

Se você estiver colocando um novo piso em uma sala grande ou ampla, escolher uma cor mais escura fará com que um espaço amplo pareça um pouco menor e mais aconchegante. Em contrapartida, uma cor mais clara, como bege ou creme, pode ajudar a “abrir” áreas apertadas e trazer sensação de amplitude. 

 

Confira essas dicas de pisos para sala e quartos!

Tipo de iluminação 

 

Você está instalando um piso em um cômodo com grandes janelas que permitem a entrada de muita luz solar? Uma cor de piso mais escura criará um contraste visualmente atraente que trará um efeito dramático.

 

Em áreas que contam com mais luz artificial, cores de piso mais claras farão com que pareçam mais brilhantes e mais vivas. A luz artificial fará com que os pisos tenham uma aparência diferente da luz natural. 

 

As opções de cores de piso devem levar em consideração se o cômodo é usado ao longo do dia, se seu uso é principalmente durante a noite, se é um quarto de criança e qual a quantidade de luz dentro do cômodo.

 

Se possível, experimente amostras em horários diferentes do dia para enxergar com total clareza. 

 

Leia também nosso artigo com uma lista dos melhores pisos laminados Durafloor.

Móveis e outras características de decoração 

 

Se você deseja que as cores de piso complementem a decoração, ao invés de contrastar com o restante considere a cor de seus móveis, obras de arte e outras peças marcantes que você já tem ou planeja colocar no cômodo. 

 

Nunca tente escolher uma cor de piso com base em uma sala vazia. A cor da mobília terá um impacto na sensação geral da sala. As cores naturais e neutras destacam os móveis, os tons de vermelho proporcionam uma sensação de luxo e são normalmente usados ​​com estilos de móveis mais trabalhados, e o piso em tons de marrom geralmente reflete mais conforto. 

Personalidade e humor 

 

Você pode escolher cores de piso que têm mais a ver com sua personalidade ou que te transportam para um estado de espírito específico. Se você se sente bem em espaços arejados e amplos, procure escolher pisos de tons claros, talvez branco. Se você deseja criar um ambiente tranquilo e descontraído, escolha o cinza. Se você prefere algo com mais classe e elegância, pisos mais escuros são ótimas opções, pois criam um efeito ousado.

Semelhante ou contrastante 

 

Um fator importante a considerar é: você quer um piso diferente em vários cômodos ou um piso plano aberto? Você precisará decidir se deseja a mesma cor de piso em todos os cômodos ou não. O piso plano aberto cria uma sensação de fluxo que tem um efeito de unificar os ambientes. No entanto, escolher uma cor diferente para cada cômodo ou área ajuda a separar melhor os ambientes, dessa maneira você pode criar uma decoração diferenciada para cada uma, sem a necessidade de unificá-las.  

 

Dá uma olhada nesse conteúdo com modelos de pisos vinílicos para te inspirar!

Dicas finais 

 

cor de piso

Considere a manutenção 

 

Você mantém um cronograma de limpeza consistente? Não se importa em limpar o chão todos os dias? Embora você possa adorar a cor escolhida, você precisa ficar atento ao material do piso e a frequência de manutenção que ele exige. 

 

Pergunte a si mesmo se você tem tempo para mantê-los sempre bonitos. Isso pode significar varrer e aspirar o chão alguns dias da semana. Especialmente quando eles estão localizados em áreas de alto tráfego. Você está disposto a isso?

Considere filhos e animais de estimação 

 

Se você tem filhos pequenos correndo pela casa, seu piso vai dar mais trabalho do que filhos adultos. Pisos mais claros tendem a mostrar mais as marcas, riscos e manchas do que os escuros.

 

Você pode adorar a aparência delas em revistas de decoração, mas pode se cansar delas em casa. Além disso, se forem muito macios, podem desgastar com facilidade.

 

Você tem animais de estimação que soltam pelos? Se seus pets têm pelos brancos, é melhor ficar longe de pisos escuros. E vice-versa. Se o seu cão ou gato tiver pelo escuro, ficará visível no seu piso de cor clara. Para dar o acabamento ideal aos pisos também considere esses tipos de rodapés com fácil instalação.

rodapé Santa Luzia 10 cm

Modelos de Rodapé Santa Luzia 10 cm

Você já conhece o rodapé Santa Luzia 10 cm? Ele é um dos mais tradicionais e uma escolha frequente dos consumidores, por sua dimensão padrão que combina muito bem com múltiplas decorações.

 

Sabemos que existem rodapés de diferentes dimensões para atender aos mais variados projetos arquitetônicos. Desde aqueles menores de 5 cm, que são mais discretos até rodapés grandes de 15 a 20 ou 25 cm. A escolha irá depender da sua necessidade de design de interior. 

 

Obviamente que, quanto maior o rodapé mais chamativo será. Muitos arquitetos/as utilizam o rodapé para criar efeitos decorativos visuais surpreendentes e você poderá fazer o mesmo com o rodapé Santa Luzia 10 cm. Dentro dessa medida estabelecida existem muitas linhas e cores da Santa Luzia e a difícil missão é escolher qual você deverá usar.

 

Abaixo facilitamos esse trabalho para você e separamos alguns rodapés dessa medida que são muito atrativos, confira! 

Linha Moderna – Rodapé Santa Luzia 10 cm 

 

A Linha Moderna da Santa Luzia é uma coleção de perfis decorativos que segue princípios sustentáveis como a economia circular e logística reversa. A linha contempla não só rodapés, mas também rodameios e guarnições que agregam modernidade às paredes, portas e passagens de ambientes internos. E

 

Embora sejam mais utilizados como rodapés e guarnições, podem perfeitamente ser utilizados parar criar ornamentos especiais como as boiseries e os lambris, além de servir também como rodateto, dispensando o uso de gesso. 

 

Todos os perfis saem de fábrica acabados na cor branca, prontos para instalar. A coleção possui ainda seis modelos de sócalos e duas rosetas, recursos decorativos que garantem um acabamento ainda melhor para o encontro entre barras nas extremidades de portas e passagens. 

 

As opções de 10 cm dessa linha são:

454 Santa Luzia 

rodapé 454Tem 240 cm de comprimento, 13 mm de espessura e 10 cm de altura. 

457 Santa Luzia 

rodapé 457Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura. 

460 Santa Luzia 

rodapé 460Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura. 

464 Santa Luzia 

rodapé 464Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura. 

512 Santa Luzia 

rodapé 512Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura. 

514 Santa Luzia 

rodapé 514Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura. 

547 Santa Luzia 

rodapé 547Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura. 

550 Santa Luzia 

rodapé 550Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura.

Linha Reserva – Rodapé Santa Luzia 10 cm 

A madeira por si só estimula uma sensação única de aconchego e frescor. Melhor ainda se vier acompanhada das mais nobres variedades que a natureza oferece com responsabilidade socioambiental. A Santa Luzia uniu os padrões amadeirados mais nobres do mercado com sua inovadora técnica de fabricação, que transforma resíduos de Isopor® em perfis decorativos de alto padrão para a coleção Reserva. 

 

Com cinco opções de cores, a coleção se distribui entre rodapés e guarnições que simulam a textura e nuances da madeira como Ipê Escuro, Maple, Ébano e Cumaru, além do tradicional efeito (Pátina Branca). 

3454 Santa Luzia 

rodapé 3454Tem 240 cm de comprimento, 13 mm de espessura e 10 cm de altura.

Linha Black – Rodapé Santa Luzia 10 cm 

A Coleção Black se destaca pelo acabamento preto, muito utilizados na decoração de interiores para ressaltar atributos e trazer muito mais personalidade aos espaços. A cor está frequentemente associada à elegância e sofisticação.

 

Lembrando que o rodapé nunca deve ser menor do que a guarnição da porta, uma vez que fica desproporcional. Procure escolher um rodapé com estilo parecido com o da guarnição, para que combinem entre si. 

 

Para instalar produtos da Coleção Black em paredes de alvenaria, recomendamos o uso da Cola Santa Luzia combinada com a Bucha T Santa Luzia para melhor fixação.


Confira as duas opções de rodapé Santa Luzia 10 cm da Coleção Black: 

3457 Santa Luzia 

rodapé 3457Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura. 

3547 Santa Luzia 

rodapé 3547Tem 240 cm de comprimento, 16 mm de espessura e 10 cm de altura. 

Linha Aluminium – Rodapé Santa Luzia 10 cm 

A nobreza dos tons metalizados repercute no décor e na moda há anos, mas com a Santa Luzia ganhou opções de acabamento para não se restringir apenas às tintas e móveis. Essa é a aposta da coleção Aluminium da Santa Luzia, que reproduz em rodapés e guarnições ecológicos o desejado brilho desses metais preciosos. Os perfis possuem 10 cm de altura e podem ser usados para outros fins decorativos como rodatetos, rodameios ou até criar as clássicas boiseries. Disponíveis nas cores cobre, ouro e prata.

3454 Santa Luzia 

rodapé 3454 aluminiumTem 240 cm de comprimento, 13 mm de espessura e 10 cm de altura. 

Conclusão 

Todos esses rodapés são de poliestireno que é um material 100% sustentável, é fácil de instalar e de limpar e imune a cupins e mofo, resistente à água e não apodrece nem empena. Além disso, possui um ótimo acabamento, sem necessidade de pintar, e é ideal para deixar seu ambiente moderno e bonito.

 

Outros artigos que podem interessar:

 

 

O que achou dessas opções? Comece agora mesmo a reforma da sua casa! 

revestimento branco

6 Sugestões de Revestimento Branco Para Instalar

Pensando em redecorar seu espaço? O revestimento branco é uma escolha e tanto para tornar seus espaços mais modernos e bonitos, sem sobrecarregar. 

 

Referência em rodapés e guarnições ecológicas, a Santa Luzia oferece soluções sustentáveis e de alto padrão de revestimento de paredes. 

 

A marca aposta em uma grande variedade de modelos para atender diferentes gostos e exigências dos consumidores. Independente de qual for seu projeto ou intenção de decoração, certamente a marca tem opções interessantes e viáveis, como opções com visual de tijolinhos aparentes, formas geométricas e relevos diferentes. 

 

As coleções são fabricadas a partir da reciclagem de resíduos plásticos utilizados em copos de café de Isopor®, bandejas de isopor®, refrigeradores e entre outros, por conta das suas características térmicas (isolantes). A Santa Luzia coleta estes resíduos no pós-uso por meio de parcerias com empresas e cooperativas e os transforma em matéria-prima para os revestimentos.

 

Confira agora 6 sugestões de revestimento branco para sua casa!

1- Chevron 

revestimento chevron

Este revestimento pertence à linha Chevron também da Santa Luzia. Seu acabamento e sua matéria-prima é chamada de poliestireno (EPS). 

 

Disponível em outros acabamentos, pode ser instalado em paredes de alvenaria, madeira ou drywall, gesso ou por cima de revestimentos cerâmicos.

 

Este revestimento possui as seguintes dimensões: 35 centímetros de comprimento e 7 centímetros de altura. O Chevron é imune às pragas, não mofa, não apodrece, leve, resistente e de fácil instalação. 

 

Indicado para aplicação em ambientes internos, os revestimentos são 100% ecológicos e sustentáveis, pois são provenientes da reciclagem do isopor®. São vendidos em caixa fechada contendo 0,50 m² e os acessórios para instalação são o super adesivo e a fita dupla face Santa Luzia.

2- Ripado branco 

Ripado branco

O ripado de encaixe é um revestimento branco. Seu acabamento e sua matéria-prima é chamada de poliestireno conhecido também como EPS. 

 

Este ripado faz parte da coleção Multilinha da Santa Luzia composta por outros produtos como os filetes, ripas e acessórios. 

 

Os perfis são 100% ecológicos e sustentáveis, pois são provenientes da reciclagem do ISOPOR®, que depois de reciclado são utilizados 96% desta matéria-prima para fabricação de novos produtos.

 

Este produto possui algumas características interessantes que diferencia dos demais produtos de sua categoria como: não mofa, não apodrece, imunes as pragas e cupins, são resistentes a água e pode ser usado em ambientes úmidos como cozinhas, banheiros e lavanderias. Seu uso é somente para ambientes internos. 

 

Veja ideias de onde colocar e instalar ripado de madeira

3- Ecobrick 

revestimento ecobrick

Este revestimento branco chama Ecobrick e imita tijolinhos à vista, sendo uma opção decorativa muito original. Disponível em outros acabamentos, pode ser instalado em paredes de alvenaria, madeira ou drywall, gesso ou por cima de revestimentos cerâmicos.

 

O tijolinho é imune às pragas, não mofa, não apodrece e apresenta características de isolamento térmico, elétrico e acústico em suas propriedades, além de ser leve e resistente. Indicado para aplicação em ambientes internos e externos, o revestimento branco da linha Ecobrick é 100% ecológico e sustentável, pois são provenientes da reciclagem do poliuretano (PU).

 

Confira também inspirações de revestimento de parede 3D.

4- Six 

revestimento six

Este revestimento branco pertence à linha SIX tem o formato hexagonal e mede 13 centímetros de largura por 15 centímetros de altura. 

 

O seu acabamento é de cor branca e pertence à coleção SIX de revestimento com mais sete opções de cores. As peças são fabricadas a partir do reaproveitamento de resíduos plásticos de poliuretano (PU). 

 

São comercializados em caixa fechada totalizando 72 unidades por caixa (1 m² quadrado por caixa). São resistentes à água e podem ser aplicados e em paredes de alvenaria, drywall, madeira, MDF, gesso, azulejos entre outras superfícies com o super adesivo Santa Luzia.

 

Confira dicas de revestimento de parede para sala e veja como pode transformar esse cômodo sem muito esforço.

5- Woodpanel 

revestimento woodpanel

O revestimento branco Woodpanel é uma placa de madeira oriunda de pinus reflorestado e possui as seguintes dimensões: 60 centímetros de comprimento, 13,5 centímetro de largura e 1 centímetro de espessura. 

 

Este revestimento possui outras cinco cores com diferentes acabamentos que contemplam a coleção. Os acessórios para a instalação são: Fita Dupla Face Santa Luzia + Super Adesivo Santa Luzia, o que torna a instalação fácil e divertida em paredes inteiras, painel de TV e cabeceiras de cama, por exemplo, tornando ambientes mais aconchegantes. 

 

São vendidos em caixa fechada contendo 1,00 m² e seu uso é somente para ambientes internos. 

6- Urbanbrick 

revestimento urbanbrick

A Coleção Urban Brick vem em seis opções de cores além do revestimento branco, como algodão egípcio, cinza (glacial, elefante, grafite) e preto. 

 

São fabricados a partir da reciclagem de resíduos de poliuretano (PU) e o grande diferencial da coleção são as bordas retificadas, que permitem paginações com juntas reduzidas entre as peças, formando um todo mais uniforme visualmente. 

 

Medem 70 x 255 mm e possuem 9 mm de espessura. O Urban Brick possui os mesmos benefícios da Linha de Produtos Santa Luzia: são resistentes à água, não mofam e não são atacados por pragas. A instalação é prática e rápida com o Super Adesivo Santa Luzia em paredes de alvenaria, drywall, madeira, MDF, gesso, entre outros.

 

Gostou das opções? Qual combina mais com sua casa ou escritório? Se gostou de algum, entre em contato e veja nossas opções.

decoração barata

9 Dicas de Decoração Barata Para Apartamento

Quem disse que pra mudar os ares da sua casa você precisa gastar muito? Abaixo selecionamos algumas dicas de decoração barata pra você começar agora a transformar seus ambientes com pequenas mudanças e sem bagunça de reforma. 

1- Painel Pinus Multilinha 

Que tal mudar seu painel tradicional colocando o pinus como matéria-prima? A Santa Luzia conta com uma linha voltada para esses revestimentos. Essa é uma ótima ideia para quem quer mudar a sala, sem gastar muito. Além de ser esteticamente bonito, trata-se de uma solução ecológica e mais barata do que a madeira sem deixar de lado o aconchego. 

2- Adesivos na parede 

Se você tem crianças em casa uma boa ideia é colar adesivos divertidos na parede. Quando falamos em decoração barata é uma boa ideia, pois é muito mais econômico que um papel de parede. Você pode comprar adesivos já com padrões definidos ou imprimir nele a imagem escolhida, de acordo com os desenhos favoritos dos seus filhos. A instalação é super rápida. Certeza que as crianças vão adorar!

3- Moldura decorativa 

Já pensou em colocar aquelas molduras, quadros ou boiseries para decorar alguns cômodos? A cabeceira da cama é uma sugestão! Fica super lindo e traz um toque mais clássico e sofisticado. Pode ser da mesma cor da parede ou teto para trazer mais uniformidade. Quando aplicado na vertical pode enaltecer e trazer sensação de amplitude. Evite usar em apartamentos muito pequenos para não causar a impressão de achatamento. 

4- Revestimento 3D 

O revestimento de parede 3D é uma super tendência e que não precisa ser cara. Como você pode aplicar revestimento apenas em uma parede ou trecho de um cômodo, como o banheiro ou onde mais preferir, o orçamento não fica pesado. Consideramos essa uma dica de decoração barata até porque existem opções em poliestireno com moldes pré-prontos para aplicação super descomplicada. Sucesso, né?

5- Quadros de tecido 

Para trazer mais textura, cor e vida considere os quadros de tecido como uma opção de decoração barata. Você pode adicionar esses tecidos mais espessos dentro de quadros e colocar em cantinhos estratégicos da casa, combinando com móveis decorativos, fica um charme. 

6- Rodapés 

Pensando na funcionalidade, talvez você ache que os rodapés não são necessários, mas eles trazem um lindo acabamento à sua parede. Existem vários tipos de rodapés de cores e modelos diferentes que podem combinar muito bem com sua proposta de decoração barata. 

Lembrando que eles também são fáceis de aplicar, basta instalar na borda inferior protegendo a parede. Considere o branco clássico ou opções coloridas caso esteja pensando em uma proposta mais ousada. 

7- Móveis multifuncionais 

Bancadas que funcionam como divisórias, mas também servem de mesa e estante são ideias que toram seu ambiente mais funcional e bonito ao mesmo tempo. Ideal para apartamentos menores e lofts que tem um ambiente só. Se você quiser também pode comprar mesinhas de canto, centro ou cabeceira de cama decorativa que além de serem uma graça no décor, ainda servem de apoio de objetos. 

8- Divisória vazada 

Uma ideia também de separação de ambientes além da própria mobília são as divisórias vazadas, como um painel ripado de madeira. Ao mesmo tempo que separa e traz privacidade aos espaços, permite que a luz natural alcance todos os espaços naturalmente gerando economia na conta de energia elétrica. 

9- Novos pisos 

Seu piso já está todo riscado, acabado? Mudar o piso transforma completamente o ambiente. E não pense que isso é muuuuito trabalhoso, pois existem opções de pisos laminados e pisos vinílicos que são práticos de instalarem por cima do piso antigo, sem precisar trocar tudo. Com isso você não precisa desocupar a casa inteira durante a colocação. Nesse caso é legal contar com uma equipe profissional para instalação, mas não é um custo alto quando pensamos na durabilidade desses materiais! 

 

Confira também essas dicas de decoração que são tendências para 2021. Esperamos que as dicas tenham sido úteis, caso tenha mais alguma ideia, deixe um comentário. Qualquer dúvida é só falar com a gente. 

revestimento de parede 3D

Como usar o revestimento de parede 3D para decorar espaços?

Coberturas texturizadas e sensíveis ao toque são a próxima grande novidade em revestimento de parede 3D. Mas, ao contrário das versões dos anos 1970, esta tendência de revestimentos 3D apresenta padrões maiores que são mais elegantes, esculturais e têm um toque totalmente artístico. 

 

Existe uma enorme variedade de revestimentos em materiais diversos como MDF, plásticos como PVC, poliestireno, metal em relevo, fibra de vidro, cerâmica e qualquer outro material que você possa imaginar. Então, se você está procurando mudar a decoração da sua casa, dê uma olhada nessas ideias ousadas para trazer mais vida às paredes.

Traga mais beleza às escadas 

revestimentos nas escadas

Adicionar um revestimento de parede 3D pode ser uma forma de tornar a área da escada um espaço interessante, que chama a atenção e surpreende quem entra na casa. As paredes cinzas em tons escuros estão em alta há algum tempo, mas adicionar um painel texturizado neste tom muda o aspecto e traz mais vida. O padrão sutil adiciona um pouco de “drama” sem ser exagerado. Isso significa que não há necessidade de colocar obras de arte para elevar a área, pois o próprio revestimento causa esse efeito. 

Seja ousado 

revestimento na cozinha

 

Ao escolher seu revestimento de parede 3D, pense na arquitetura de sua casa e no que funcionará ao longo do tempo. O revestimento anteriormente era mais usado em saguão e hall de entrada, mas hoje em dia você pode adicionar em lugareis mais inusitados, como a cozinha.

 

Nesta cozinha contemporânea da foto acima, a parede 3D imita o bloco de concreto do lado de fora. Cria um efeito muito interessante, não acha?

Crie um ambiente relaxante 

revestimento de onda

Os padrões em forma de ondas são particularmente populares em designs de revestimento de parede 3D, talvez porque tenham um efeito relaxante. Eles também têm o benefício adicional de fazer uma parede parecer mais longa.

 

Em geral, menos é mais quando se trata de revestimentos 3D – um pequeno trecho de parede em destaque pode funcionar melhor do que uma sala repleta de superfícies texturizadas. No entanto, não tenha medo de experimentar. Aqui, um painel 3D funciona bem ao lado de tijolos pintados. Em vez de um conflito de padrões, as duas texturas se complementam.

Brinque com as formas 

efeito 3D

Comprar um revestimento de parede 3D não é a única maneira de obter uma parede 3D. Nesta sala da foto, por exemplo, uma pintura azul brilhante aparece através de uma grade de ladrilhos hexagonais 3D interligados para uma aparência moderna de favo de mel.

 

Usar um efeito 3D em uma parede divisória em um espaço de plano aberto pode ser uma maneira inteligente de definir áreas.

Natureza dentro de casa 

efeito pedra

Se você preferir uma abordagem mais tradicional para superfícies 3D, um revestimento com textura de pedra pode funcionar para você. Este visual é uma atualização legal da tendência dos anos 1970 revestidos de tijolos. Aqui, a parede não apenas aquece o que pode ser um espaço um tanto frio, mas também se liga visualmente ao muro do jardim externo. Experimente os ladrilhos de ardósia para uma aparência semelhante.

Explore o branco 

revestimento branco

Embora o branco possa tornar uma sala mais brilhante e maior, também pode parecer sem graça quando você se depara com quatro paredes planas e claras. Adicionar um revestimento de parede 3D texturizado, na cor branca, pode ser uma forma de solucionar o problema. Esses painéis, com um padrão suave e curvilíneo, também podem ser pintados se preferir.

Eleve o seu banheiro a outro nível 

Uma superfície 3D pode ser particularmente eficaz em banheiros, já que estamos acostumados a trabalhar com revestimentos mais delicados nesses espaços.

 

Um revestimento com grandes dimensões retangulares ou outros padrões geométricos traz sofisticação e quebra um pouco a linearidade do banheiro. Mesmo no banheiro você pode explorar colocar revestimento em uma parede, com plantas para criar um contraponto e uma sensação de relaxamento para esse momento íntimo. 

Cabeceira superdimensionada 

Que tal impressionar colocando um revestimento de parede 3D na cabeceira da sua cama? Uma parede 3D atrás de uma cama cria um efeito superdimensionado. Este design retrô traz muita personalidade aos seus ambientes. 

 

Painéis 3D geralmente podem ser pintados se quiser. Se você está planejando cobrir apenas uma determinada área de uma parede, meça com cuidado. O painel pode ser mais comprido para cobrir toda a área da cama e as mesas de cabeceira, ou se preferir só a área da cama, de acordo com seu projeto decorativo. 

Comece aos poucos 

revestimento delicado

Se você adora a ideia de superfícies táteis, mas uma parede completa com efeito 3D é muita coisa pra você, comece com uma área pequena e contida.

 

Nesta sala da imagem acima, o guarda-roupa apresenta painéis de metal em relevo simples – um caminho suave para a tendência, mas com um toque industrial cool.

Leve o conceito para a área externa 

revestimento para área externa

Esta não é apenas uma tendência para se usar dentro de casa. Em espaços externos, as paredes texturizadas também estão em alta, principalmente aqueles tipos que imitam madeira ou pedra, trazendo a natureza com força total. 

 

Um revestimento de parede texturizado pode ser uma ótima maneira de definir a área de estar ou de descanso de um jardim.

Use e abuse das cores 

revestimento 3D colorido

Se você já tem um perfil mais ousado na decoração, que tal explorar cores mais fortes nos revestimentos? Esta parede vermelha dá um toque ligeiramente oriental a esta sofisticada sala de estar.

 

Normalmente, todos podem ser fixados em paredes com cola para azulejos padrão, mas peça sempre ao fabricante as instruções de instalação. Você também precisará cuidar para que as paredes estejam perfeitamente planas e verificar se as superfícies das paredes estão adequadamente preparadas para colocação dos fixadores.

Não se esqueça da madeira 

revestimento de madeira

Os painéis que imitam madeira são talvez a tendência original da superfície 3D. Este banheiro ganha um toque moderno, graças aos filetes alongados e a disposição elegante. Também é a prova de que o aspecto e tonalidade de materiais que imitam madeira trazem uma aparência maravilhosa para qualquer ambiente. Veja a Multilinha que traz esse conceito! 

 

Confira também ideias de onde colocar ripado de madeira.

 

Leia também esses outros conteúdos do blog!

Você gosta de superfícies 3D em suas paredes? Compartilhe suas ideias e esse artigo com seus amigos. 

 

Fonte: https://www.houzz.co.uk/magazine/13-modern-ways-to-use-3d-wall-surfaces-stsetivw-vs~85949333

dicas de decoração

14 Dicas de Decoração Para 2021

O ano novo já chegou e você pode estar pensando em redecorar seu espaço. Para te ajudar nisso separamos algumas dicas de decoração que estão em alta para esse ano! Apenas alguns minutos navegando no Pinterest e no Instagram e você verá ótimas ideias para implementar na sua casa.

 

Criar um espaço tão bonito quanto esses que você encontra no feed das redes sociais em sua própria casa é mais fácil do que você pensa. Hoje, trouxemos dicas de decoração e design de interiores. Transforme sua casa com essas dicas! 

Dica 1: Use uma paleta de cores coerente 

paleta de cores

Antes de qualquer coisa, escolha uma paleta de cores para a sua casa. Escolha no máximo cinco cores para usar. Você pode escolher esses tons com base naqueles que você se sente bem, ou mesmo aqueles que você gosta de usar. 

 

Com planejamento, até mesmo a decoração rosa pode ser deslumbrante! Ao projetar seu ambiente, aloque 60% para a cor primária, 30% para a cor secundária e 10% para a cor de destaque. Mas, sinta-se à vontade para alterar essa proporção conforme achar adequado. Se você não tiver certeza de onde começar, tente um esquema conhecido como monocromático, análogo ou complementar.

Dica 2: Meça antes de comprar 

Na verdade, o seu interior não depende apenas da beleza, mas também da praticidade. Portanto, certifique-se de que tudo o que você deseja comprar se encaixa perfeitamente no espaço que você tem em mente. Meça tudo e anote antes de procurar nas lojas, isso evita gastos com coisas inúteis ou trocas de objetos/móveis. 

Dica 3: Coloque artes na parede 

quadros na parede

As pinturas dão vida a qualquer imóvel. Por isso que, seja você um apreciador de artes ou não, colocar alguns quadros pode trazer toda a diferença para trazer mais vida e cor aos seus espaços. Escolha por desenhos e telas que te interessam. Se preferir, você pode fazer uma espécie de painel com cartazes de filmes ou quadrinhos, e decorar de acordo com seu estilo e gostos. Tudo é válido, desde que seja bem equilibrado com o restante da decoração. 

Dica 4: use e abuse de revestimentos 

revestimentos

Os revestimentos quando colocados na casa mudam completamente o espaço sem ter muito trabalho. Existem muitos revestimentos com texturas, cores e aspectos diferentes disponíveis e você pode optar por colocar nos mais diversos espaços, seja revestimento de parede para sala, cozinha, quarto, fachada ou até banheiro. Eles costumam ser muito fáceis de aplicar e, se bem conservado, tem boa durabilidade. 

Dica 5: inclua tapetes na decoração 

Dentre as dicas de decoração que estamos listando, talvez essa seja a mais fácil e simples. O tapete pode ser aplicado em qualquer cômodo, do quarto até a sala. Lembre-se de colocá-lo corretamente, de forma centralizada. Em uma sala grande, por exemplo, coloque o tapete sob as pernas dianteiras do sofá. E os móveis que os acompanham também devem tocar ou estar alinhados com o tapete. Na dúvida, lembre-se que tapetes grandes são sempre melhores.

Dica 6: Brinque com o layout 

Essa é uma das dicas de decoração que mais permite explorar a criatividade. Em 2021, mudar seu layout pode fazer toda a diferença. Experimente alguns layouts diferentes. As vezes apenas mudar a disposição dos móveis, já transforma completamente o ambiente. As vezes a gente só consegue ver outras maneiras de dispor as coisas na prática, então tente diferentes formas até encontrar uma que agrade. Com isso você pode até acabar deixando o ambiente mais espaçoso e funcional.

Dica 7: Crie camadas de luz 

A luz pode fazer sua casa ficar top! Então, acerte adicionando três níveis de iluminação para criar camadas de luz, que trazem muito mais charme ao ambiente. Esta é uma das dicas de decoração e design de interiores modernas perfeitas para salas de estar, quartos e cozinhas. Não só a luz em camadas é funcional, mas também adiciona profundidade e atmosfera. Considere usar luminárias pendentes, abajures e spots pra trazer esse efeito. 

Dica 8: Invista em rodapés decorativos 

rodapés

Outra maneira de trazer um apelo visual melhor sem ter que reformar a casa inteira é trocando os rodapés da sua casa. Considere colocar alguns rodapés decorativos, com cores diferentes, tons de madeira, black ou o clássico branco de acordo com sua ideia de décor. 

Dica 9: Aumente suas cortinas 

As cortinas podem fazer um quarto parecer grande. Na verdade, apenas instalando seu revestimento de janela mais próximo do teto e usando uma haste de cortina mais ampla, o ambiente parecerá mais alto e luxuoso do que é. Teste e veja a mágica acontecer! 

Dica 10: Considere trocar os pisos 

trocar pisos

Se os seus pisos já estão desgastados ou não vão combinar com a nova decoração que está criando, que tal considerar adicionar novas opções? Existem modelos que você aplica por cima do piso antigo, sem se preocupar com quebra quebra e sujeira em casa. Os pisos laminados Durafloor podem ser ótimas opções! Confira essas dicas de pisos para sala e quarto que listamos no nosso artigo. 

Dica 11: Traga mais altura aos cômodos 

Essa é uma das dicas de decoração mais curiosas. Você sabia que linhas verticais de móveis ou papéis de parede altos e finos podem fazer o teto parecer mais alto do que realmente é? 

Dica 12: Considere pintar suas paredes 

pintar paredes

Você pode transformar quase tudo com um pouco de tinta. Na verdade, uma nova cor é uma das ideias centrais de remodelação que podem dar uma renovação rápida a uma casa. Mas, certifique-se de ter a tinta e o matiz correta para o trabalho. Algumas peças de mobília precisarão de uma camada base antes de você adicionar o acabamento desejado. E para ter certeza de que você tem a melhor cor para uma parede, teste a cor desejada em três tons diferentes primeiro.

Dica 13: Adicione peças de destaque na decoração 

Uma das dicas de decoração dessa lista mais econômica é essa! Considere adicionar almofadas decoradas, enfeites, abajures e peças de decoração menores que trazem mais estilo ao seu espaço. Quando bem feitas, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença.

Dica 14: Insira plantas 

plantas em casa

A vegetação não apenas purifica o ar, mas também traz mais vigora para uma sala. Além disso, é barato. O que significa que você pode mudar suas plantas de acordo com a estação. Podem ser plantas de colorações de verdes diferentes, vasos maiores para canto de sala ou até mesmo vasos menores para colocar em cantos e mesas estratégicas. Se gostar considere também uma hortinha suspensa e plantas com flores vibrantes.

 

Esperamos que essas dicas de decoração para 2021 façam toda a diferença para tornar seus cômodos mais aconchegantes para você e sua família. Leia nossos outros artigos no blog aqui com mais dicas! 

 

Fonte: https://www.decorilla.com/online-decorating/interior-design-tips-2021/