piso vinílico ou laminado

Piso vinílico ou laminado: qual escolher?

Em dúvida sobre piso vinílico ou laminado? Essa pode ser uma decisão difícil, principalmente se você não sabe exatamente a diferença entre esses dois pisos. 

 

Por isso que, nesse guia de hoje, vamos trazer um resumo das principais diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipo de piso, além de dicas de marcas desses dois pisos para escolher e fazer uma compra assertiva. Confira!

 

O piso vinílico é uma escolha excelente se você está procurando um piso durável, fácil de instalar e acessível. Existem muitos tipos de pisos vinílicos, sendo as mais comuns a LVP, WPC, SPC e LVT.

 

Já o piso laminado é uma ótima opção que você deve considerar se quiser a aparência e o toque da madeira, mas a um preço acessível. 

Piso vinílico ou laminado? Comparativo 

Aparência: piso vinílico ou laminado? 

O piso laminado permite um relevo tridimensional profundo e realista em suas superfícies, com imagens precisas do material que está sendo retratado – madeira, cerâmica ou pedra.

 

Muitos tipos de piso vinílico podem parecer realistas, especialmente piso de prancha de vinil luxuoso. O piso de vinil com núcleo sólido mais espesso se parecerá mais com madeira, pois é possível um relevo mais profundo.

 

Embora o piso laminado e o luxuoso piso vinílico sejam geralmente parecidos em aparência, o piso laminado geralmente irá imitar mais a madeira dura raspada à mão, pedra, cerâmica e outros materiais, por isso nesse quesito ela ganha do vinílico. 

Resistência à água e ao calor: piso vinílico ou laminado? 

Praticamente todos os pisos laminados usam um núcleo de placa de fibra. Como esse núcleo é um produto de madeira, ele amolecerá e inchará se for exposto à água. O núcleo da placa de fibra não retomará suas dimensões originais depois de secar. Além disso, as camadas de desgaste e design às vezes descascam depois que o núcleo se torna alagado. O piso laminado severamente danificado pela água geralmente precisa ser substituído; pois não pode ser consertado.

 

O piso laminado instalado corretamente, com costuras justas e bons rodapés ou molduras, pode tolerar poças de água, mas apenas por um curto período de tempo. Para banheiros ou outras áreas molhadas, o piso laminado é uma escolha ruim. 

 

Já os pisos vinílicos podem ter um tecido ou forro de feltro que não é à prova d’água. Mas as versões mais recentes desse piso são feitas de materiais 100% poliméricos. Os pisos vinílicos de luxo podem ser totalmente imersos em água por longos períodos, secos e, em seguida, reutilizados, sem serem afetados.

 

Todos os tipos de pisos vinílicos não são apenas resistentes à água, mas também à prova d’água, por isso são mais indicados nesse quesito. 

Cuidado e limpeza: piso vinílico ou laminado? 

É melhor limpar o piso laminado primeiro com métodos a seco, como esfregão ou vassoura. Se você precisar limpar um piso laminado de outra forma, use apenas um pano úmido que pareça quase seco ao toque.

 

A característica mais forte do piso vinílico é que ele é muito fácil de cuidar e limpar. Quando em boas condições podem ser esfregados com pano úmido e, se necessário, podem ser esfregados vigorosamente com produtos de limpeza, sem manchar. 

 

Embora os pisos laminados e vinílicos sejam fáceis de manter limpos, apenas os pisos vinílicos permitem todos os métodos de limpeza, desde varrer com vassoura seca até esfregar com pano úmido.

Durabilidade e Manutenção: piso vinílico ou laminado? 

O piso laminado é durável e de baixa manutenção. No entanto, muitas camadas do piso laminado podem eventualmente delaminar com o tempo ou se ficarem expostos à água por muito tempo. Depois que a camada superior de desgaste do laminado é arranhada, ela não pode ser reparada.

 

O piso vinílico de qualidade inferior pode delaminar. Além disso, os ladrilhos autocolantes podem se soltar com o tempo. No geral, porém, o piso vinílico é um material que resiste às altas demandas de tráfego.

 

O piso vinílico é extremamente durável e de baixa manutenção e é usado até mesmo em aplicações comerciais, onde a durabilidade e a manutenção são mais importantes. Por isso, esse piso se destaca no quesito durabilidade. 

Instalação: piso vinílico ou laminado? 

O piso laminado usa um método de instalação click, onde a lingueta de uma tábua é encaixada na ranhura de uma tábua adjacente em um ângulo. Em seguida, a primeira prancha é dobrada para baixo até ficar nivelada com a outra prancha. Esta ação une as placas e fecha a costura. Uma serra circular comum ou serra de mesa equipada com uma lâmina de dentes finos, ou mesmo uma serra manual, é usada para cortar pranchas laminadas.

 

As pranchas do piso vinílico também usam um método de instalação click. As pranchas também podem ser cortadas com uma faca. Uma marca de pontuação é feita primeiro, então a prancha é dobrada para trás sobre si mesma e um segundo corte é feito por trás. 

 

Em ambos os casos a instalação é fácil, mas é claro, sempre importante contar com uma equipe profissional para uma instalação e aderência perfeita ao espaço. 

Impacto ambiental: piso vinílico ou laminado? 

Alguns fabricantes de piso laminado oferecem produtos que se qualificam como reciclados. Mas o piso laminado ainda usa uma camada de superfície de plástico, e as resinas de melamina usadas na criação do nível do núcleo não são de forma alguma materiais verdes, pois podem emitir gases químicos.

 

O piso vinílico melhorou nesse quesito nos últimos anos. Alguns fabricantes agora oferecem produtos com baixa emissão de gases. Porém, por ser um material sintético conhecido por produzir produtos químicos tóxicos quando queimado, ele não se decompõe em aterros e reciclá-lo geralmente não é uma opção.

 

Se o uso de materiais de construção verdes é importante para você, o piso laminado tem uma pequena vantagem, graças ao conteúdo de madeira natural do núcleo da placa de fibra. Ainda assim, nenhum desses materiais é especialmente ecologicamente correto como a madeira natural, o linóleo ou os revestimentos de piso de bambu.

Vantagens e desvantages 

Vantagens do piso vinílico 

  • Fácil de instalar (a maioria é clicar e travar)
  • Custo: o piso vinílico é muito mais barato do que a madeira.
  • Fácil limpeza e baixa manutenção
  • Variedade de estilos e designs que imitam a aparência de madeira, azulejo e pedra
  • O piso vinílico WPC e SPC é 100% à prova d’água (certifique-se de que a marca escolhida seja à prova d’água em vez de resistente à água)

Desvantagens do piso vinílico 

  • Dependendo da escolha do material, pode desgastar mais facilmente e necessitar substituir mais cedo
  • Como o material é 100% sintético, a percepção do público pode levar a um menor valor de revenda em comparação ao piso de madeira
  • Algumas marcas têm credenciais ambientais questionáveis ​​

Vantagens do piso laminado 

  • A aparência imita os estilos encontrados em madeira 
  • Preço acessível
  • Oferece extremo conforto
  • Fácil limpeza e baixa manutenção
  • Pode ser usado em praticamente qualquer cômodo da casa

Desvantagens do piso laminado 

  • Nem todas as marcas são à prova d’água, então o laminado não é recomendado para aplicação em banheiros ou cozinha
  • Não pode ser restaurado
  • Requer principalmente métodos de limpeza a seco
  • Semelhante ao piso vinílico, algumas marcas de laminados têm credenciais ambientais questionáveis
  • Pode ser mais barulhento do que opções alternativas

Agora que você já tem uma ideia geral sobre piso vinílico ou laminado é hora de conferir algumas dicas e marcas renomadas do mercado.

Dicas de Pisos Laminados 

Laminados da Durafloor

Linha Studio Carvalho

Linha Studio Carvalho Munique da Durafloor.

Existem uma série de pisos laminados Durafloor, conforme pode ver clicando no link que leva para esse artigo específico, listando todas as opções. 

 

Os pisos dessa marca se destacam, pois combinam com qualquer ambiente e decoração. Com as diversas opções de padrões, cores e texturas você certamente poderá encontrar aquele que tem maior aderência com o seu projeto. Existem modelos mais clássicos e outros mais inovadores e joviais, que combinam com o conceito industrial que está super em alta. 

 

Além disso, os pisos contam com a facilidade da instalação e ótimo custo x benefício, isso sem mencionar a resistência que esses pisos oferecem com o passar dos anos. Esses pisos são indicados para áreas com pequena ou alta circulação de pessoas. 

 

As linhas de maior destaque são a Studio, Nature, Link e New Way. Confira todas as opções aqui

Ultra Premium da Durafloor 

Essa categoria de pisos laminados da Durafloor possuem todas as características do piso laminado com a soma dos benefícios do substrato Ultra Premium, que garante proteção contra umidade. Podendo ser utilizados em lavabos e cozinhas que seguem o conceito aberto.

 

Indicada para áreas residenciais como quartos, corredores, salas e halls. Dento dessas categorias estão as linhas Unique, Street e Mood, que podem ser encontradas em diferentes cores, como pode observar nesse link

 

Todos esses pisos são super recomendados e muito elogiados pelos consumidores. Eles podem ser aplicados tanto em residências quanto escritórios, trazendo mais estilo e sofisticação aos espaços. 

 

Leia também todas as vantagens do piso laminado para saber sobre essa escolha.

Laminados da Eucafloor 

laminados eucafloor

Gran Elegance Eucafloor – Carvalho Ouro CRÉDITOS: PAULA FUZETO, EDIANE TRAMUJAS E CAMILA ROCHA – FOTO FRANCIS LARSEN

A Eucafloor é outra marca de renome que oferece ótimos pisos laminados. Se destaca também pela facilidade de instalação, uma vez que pode ser instalada por cima de outros pisos. Conta com proteção Bacterban, que inibe o crescimento e reprodução de fungos e bactérias na superfície do piso. 

 

São produzidos com 100% madeira de reflorestamento, o que poupa os recursos naturais sem perder a beleza própria da madeira. É o único fabricado com HPP, considerado o mais resistente substrato para pisos laminados do Brasil. 

 

Outro diferencial é o redutor de ruídos Eucasoft Premium e reduz em até 60% a percepção de ruídos incômodos (toc-toc).

 

Conta com a linha Gran Elegance, New Elegance, Evidence, Prime Click e Prime. Confira aqui cada uma delas e as cores disponíveis. 

 

Falando em cores, leia também nosso guia e dicas de cores de piso para escolher de acordo com cômodo, espaço, dentre outros fatores. 

Dicas de Pisos Vinílicos 

Vinílicos da Durafloor 

Além dos laminados, a marca Durafloor – que como dissemos é a favorita de muitos consumidores, também oferece linhas de pisos vinílicos. Eles são uma ótima escolha para os projetos de arquitetura e decoração já que garantem conforto térmico e acústico, resistência a riscos e manchas, além de excelente custo-benefício.

 

Se destaca por ser resistente à água, feito à base de PVC 100% reciclável e ideal para quem não abre mão da beleza nem da praticidade.

 

Conta com a linha Art com aspecto mais clássico, Linha City com aspecto mais urbano, Linha Inova com estilo mais industrial e ousado e Linha Urban mais versátil. Aqui você encontra mais detalhes.

 

Para atender ao mercado de pisos com alta resistência em projetos comerciais, a Durafloor também possui a linha SPC (Stone Plastic Composite). Possuem formato 182x1524mm. Seus padrões possuem maior densidade, o que faz com que eles tenham maior resistência e garantam uma excelente estabilidade dimensional, além de serem impermeáveis.

Vinílicos da Tarkett 

linha Square tarkett

Linha Square da Tarkett

A Tarkett é um dos líderes mundiais na fabricação de pisos vinílicos. Também confiável, a empresa preza pela qualidade dos materiais e possui importantes certificações internacionais. 

 

Todos seus pisos vinílicos são em LVTs (Luxury Vinyl Tile) e são pisos heterogêneos modulares. Podem ser clicados, colados ou autoportantes. A estampa possui alta resolução, com riqueza de detalhes, e é normalmente impressa em um filme de PVC. 

 

Os LVTs da Tarkett possuem diversos benefícios, e as linhas fabricadas no Brasil contam com Extreme Protection, uma proteção que deixa o piso 7 vezes mais fácil de limpar do que um LVT comum e ainda garante proteção extra contra raios UV.

 

Possuem várias linhas para atender a todos os estilos, como a Square, Click, Ambientada Coleção Design, Ambientada Coleção Maket It, Ambientada Coleção Textile, Ambientada Coleção Stone, Ambientada Coleção Series, Essence 30, Essence e Injoy. Veja todos aqui

Vinílicos da Eucafloor 

vinílico eucafloor alaska

Linha Working, padrão Alaska da Eucafloor.

O piso vinílico LVT da Eucafloor é produzido com cloreto de vinila, o PVC, que é resistente à água e traz modernidade a todos os tipos de projeto. Dentre as vantagens do piso dessa marca está a facilidade de limpeza, variedades de padrões, texturas e dimensões, conforto acústico e térmico. Além disso ele não provoca alergias e pode ser instalado em casas ou empresas. 

 

Conta com a linha Working e Basica em vários padrões e cores, como pode ver aqui

 

O que achou do comparativo entre piso vinílico ou laminado? Veja nosso artigo com outros modelos de pisos vinílicos e decida hoje mesmo! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *