cores de piso

O que considerar ao escolher cores de piso?

Escolher um novo piso pode ser emocionante e gerar muita ansiedade. Se você está reformando sua casa ou escritório deve estar em dúvida sobre a escolha das cores de piso ideais. Por mais que você esteja com pressa de revitalizar seu espaço, tenha calma. A seleção de cores é um momento crucial e muito importante, pois funciona como complemento da decoração. 

 

Para te ajudar nisso separamos algumas dicas que você deve levar em consideração para escolher cores de piso e tornar esse processo menos estressante. Confira!

Considere o tamanho do cômodo 

 

Se você estiver colocando um novo piso em uma sala grande ou ampla, escolher uma cor mais escura fará com que um espaço amplo pareça um pouco menor e mais aconchegante. Em contrapartida, uma cor mais clara, como bege ou creme, pode ajudar a “abrir” áreas apertadas e trazer sensação de amplitude. 

 

Confira essas dicas de pisos para sala e quartos!

Tipo de iluminação 

 

Você está instalando um piso em um cômodo com grandes janelas que permitem a entrada de muita luz solar? Uma cor de piso mais escura criará um contraste visualmente atraente que trará um efeito dramático.

 

Em áreas que contam com mais luz artificial, cores de piso mais claras farão com que pareçam mais brilhantes e mais vivas. A luz artificial fará com que os pisos tenham uma aparência diferente da luz natural. 

 

As opções de cores de piso devem levar em consideração se o cômodo é usado ao longo do dia, se seu uso é principalmente durante a noite, se é um quarto de criança e qual a quantidade de luz dentro do cômodo.

 

Se possível, experimente amostras em horários diferentes do dia para enxergar com total clareza. 

 

Leia também nosso artigo com uma lista dos melhores pisos laminados Durafloor.

Móveis e outras características de decoração 

 

Se você deseja que as cores de piso complementem a decoração, ao invés de contrastar com o restante considere a cor de seus móveis, obras de arte e outras peças marcantes que você já tem ou planeja colocar no cômodo. 

 

Nunca tente escolher uma cor de piso com base em uma sala vazia. A cor da mobília terá um impacto na sensação geral da sala. As cores naturais e neutras destacam os móveis, os tons de vermelho proporcionam uma sensação de luxo e são normalmente usados ​​com estilos de móveis mais trabalhados, e o piso em tons de marrom geralmente reflete mais conforto. 

Personalidade e humor 

 

Você pode escolher cores de piso que têm mais a ver com sua personalidade ou que te transportam para um estado de espírito específico. Se você se sente bem em espaços arejados e amplos, procure escolher pisos de tons claros, talvez branco. Se você deseja criar um ambiente tranquilo e descontraído, escolha o cinza. Se você prefere algo com mais classe e elegância, pisos mais escuros são ótimas opções, pois criam um efeito ousado.

Semelhante ou contrastante 

 

Um fator importante a considerar é: você quer um piso diferente em vários cômodos ou um piso plano aberto? Você precisará decidir se deseja a mesma cor de piso em todos os cômodos ou não. O piso plano aberto cria uma sensação de fluxo que tem um efeito de unificar os ambientes. No entanto, escolher uma cor diferente para cada cômodo ou área ajuda a separar melhor os ambientes, dessa maneira você pode criar uma decoração diferenciada para cada uma, sem a necessidade de unificá-las.  

 

Dá uma olhada nesse conteúdo com modelos de pisos vinílicos para te inspirar!

Dicas finais 

 

cor de piso

Considere a manutenção 

 

Você mantém um cronograma de limpeza consistente? Não se importa em limpar o chão todos os dias? Embora você possa adorar a cor escolhida, você precisa ficar atento ao material do piso e a frequência de manutenção que ele exige. 

 

Pergunte a si mesmo se você tem tempo para mantê-los sempre bonitos. Isso pode significar varrer e aspirar o chão alguns dias da semana. Especialmente quando eles estão localizados em áreas de alto tráfego. Você está disposto a isso?

Considere filhos e animais de estimação 

 

Se você tem filhos pequenos correndo pela casa, seu piso vai dar mais trabalho do que filhos adultos. Pisos mais claros tendem a mostrar mais as marcas, riscos e manchas do que os escuros.

 

Você pode adorar a aparência delas em revistas de decoração, mas pode se cansar delas em casa. Além disso, se forem muito macios, podem desgastar com facilidade.

 

Você tem animais de estimação que soltam pelos? Se seus pets têm pelos brancos, é melhor ficar longe de pisos escuros. E vice-versa. Se o seu cão ou gato tiver pelo escuro, ficará visível no seu piso de cor clara. Para dar o acabamento ideal aos pisos também considere esses tipos de rodapés com fácil instalação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *