Tudo que precisa saber sobre rodapés decorativos!
A menos que você tenha passado por uma grande reforma, é provável que você nunca tenha pensado muito em rodapés, ainda mais os rodapés decorativos. O rodapé é um detalhe de design muitas vezes esquecido que, além da função estética incrível e necessária para dar o acabamento perfeito na sua casa, ainda desempenha importante função na proteção de paredes.
O que são rodapés?
Os rodapés são instalados na parte inferior da parede muitas vezes por razões estéticas: assim como o rodateto que esconde a área onde as paredes se encontram com o teto, os rodapés escondem a junta onde as paredes se encontram com o piso, o que, de outra forma, seria desagradável.
Porém, os rodapés decorativos também desempenham uma função muito necessária para proteger as paredes de serem chutadas ou riscadas por sapatos, botas e aparatos de limpeza como vassoura, rodo e aspirador de pó que podem deixar marcas na parede.
Rodapé deve combinar com outras molduras da casa?
Existem muitas regras por trás da escolha e instalação dos rodapés decorativos. Em geral, no entanto, o design deve combinar com o outro acabamento da sala. Todos os acabamentos devem fazer parte da mesma família, com detalhes e proporções semelhantes para criar uma harmonização no cômodo.
Embora seja lindo e elegante um rodapé de 18 cm de altura, ele não ficará visualmente bonito em uma sala pequena com teto baixo, que poderá deixar o ambiente um pouco mais achatado.
A guarnição do rodapé é geralmente muito menos ornamentada do que o rodapé, embora em casas modernas você possa deixar a criatividade fluir. Escolha opções que acumulem menos poeira, como os rodapés são adjacentes ao piso, é necessário garantir que os dois materiais funcionem juntos em termos de cor e textura.
Qual é o melhor material para rodapés?
Como os rodapés decorativos precisam suportar muitas situações, a maioria dos rodapés é feita de madeira maciça. Porém, uma tendência incrível de material para rodapé é o poliestireno, que não agride o meio ambiente, é resistente e não deteriora em contato com a água.
O poliestireno advém do mesmo material do isopor. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor. Apesar de compor a família dos plásticos e, portanto, não ser biodegradável, o poliestireno expandido é 100% reciclável. Esse é o material utilizado nos rodapés Santa Luzia, que comercializamos por aqui na Pisos Laminados 🙂
Qual a cor dos rodapés?
A escolha é sua na hora de definir a cor dos seus rodapés decorativos, como dissemos antes, o céu é o limite. Existe uma enorme variedade disponível, do simples branco, clássico até os metalizados, coloridos, pretos, tons de madeira e por aí vai. A escolha depende de qual sua ideia de décor da casa, que linha você pretende seguir no design de interiores.
O bom senso é sempre bem-vindo por isso, reflita se sua casa já é muito decorada com elementos visuais, como enfeites, quadros, paredes coloridas e ornamentos detalhados. Caso isso aconteça, o ideal é ser mais discreto no rodapé. Agora se sua casa é mais neutra e crua, os rodapés mais destacados podem trazer um charme.
Outra opção no caso de você ter pisos de madeira é usar rodapés que imitam madeira do mesmo tom do piso, para trazer sensação de continuidade.
Como instalar rodapés em paredes antigas?
As paredes e pisos de edifícios mais antigos geralmente são irregulares devido à instalação ao longo dos anos. Se você estiver instalando novos rodapés em paredes instáveis, é melhor usar molduras feitas de um material composto como poliestireno, que é mais flexível que a madeira e pode se ajustar a diversos ambientes. Você precisa seguir os contornos das paredes e pintar para esconder as lacunas.
Para casas mais antigas, a dica é não remover os rodapés antigos, o mais indicado é instalar um novo rodapé por cima dele. Faz muito menos sujeira, é mais fácil e o resultado fica incrível, com aspecto de novo.
Como instalar rodapés em paredes novas?
O rodapé em poliestireno é instalado de forma bem simples. Para isso, basta cortar o rodapé no comprimento correto usando uma ferramenta de corte portátil. Para acomodar o revestimento acabado, o rodapé é normalmente instalado com a borda inferior.
Isso geralmente é realizado com uma placa espaçadora da espessura correta colocada horizontalmente no chão, na qual o rodapé é instalado diretamente em cima. O espaçador é então removido e o espaço resultante é preenchido. Não existe uma regra rígida e rápida sobre a altura em que o rodapé deve ser instalado.
Para mais detalhes leia esse passo a passo completo de como instalar rodapé Santa Luzia.
Você pode se interessar por esses artigos também:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!