reforma de piso de madeira

Reforma de Piso de Madeira ou Substituição Completa?

Pisos de madeira são conhecidos por serem de longa duração, com alguns tipos de madeira que duram até 100 anos. No entanto, há momentos em que o piso de madeira deve ser substituído, seja por escolha ou por necessidade. 

 

Aqui estão alguns fatores para decidir se precisa fazer uma reforma de piso de madeira ou uma completa substituição. 

 

4 Fatores Para Considerar 

piso laminado eucafloor

Piso laminado Eucafloor Gran Elegance

1. Foi raspada muitas vezes 

A raspagem do piso é uma ótima maneira de manter sua aparência bonita. Esse processo é feito através de uma lixa que raspa toda a superfície para esconder imperfeições visíveis. No entanto, esse processo pode tornar o piso mais fino e causar uma série de outros problemas.

 

O lixamento não deve ser feito mais do que 3 a 5 vezes durante a vida útil do seu piso. Se você já raspou e pintou seu piso algumas vezes e ele está começando a mostrar sinais de desgaste, pode ser hora de instalar um novo piso.

 

2. Danos causados ​​pela água 

A umidade e a água podem penetrar no piso, fazendo com que ele se deforme e descasque. Esse é um dos motivos mais comuns pelos quais uma reforma de piso de madeira não adianta e é necessário trocar todo o piso. Se os danos causados ​​pela água estão fazendo com que seus pisos fiquem estufados, você pode começar a pensar na substituição.

 

3. Precisa de um novo visual e material 

As tendências na decoração do lar mudam a todo momento. Embora o piso de madeira forneça uma aparência bastante clássica, aqueles que desejam acompanhar as últimas tendências de design de interiores pode considerar a instalação de piso vinílico ou laminado com opções muito modernas para diferentes tipos de decoração e ambientes. Inclusive existem modelos que imitam a aparência da madeira, sem a manutenção difícil que exige o material. 

 

4. Seu piso é antigo 

Como já falamos no começo do artigo, o piso de madeira dura muito tempo. Algumas madeiras podem durar 30 anos, enquanto outras podem durar até 100 anos. Seja como for, chegará o dia em que o seu piso terá atingido o final da sua vida útil.

 

Os sinais de idade podem incluir decomposição da madeira. Os pisos também podem começar a ficar saltitantes e começar a ceder. Nesse caso, você deve esquecer a reforma de piso de madeira e substituir o piso o mais rápido possível.

 

O desgaste, danos e envelhecimento, bem como o desejo de um novo visual, podem significar que é hora de uma completa substituição. 

 

Reforma de piso de madeira ou substituição? 

Pisos de madeira estão sujeitos a muito desgaste e, com o tempo, podem ficar sem brilho, manchados, empenados, rangentes ou lascados. Quando seu piso de madeira começar a parecer envelhecido, você pode fazer o novo acabamento para restaurar sua beleza original ou pode arrancar o piso e substituí-lo completamente.

 

Custo 

O preço é geralmente a primeira coisa que as pessoas consideram quando se pensa na reforma de piso de madeira ou em substituir. A verdade é que nem sempre é mais barato repintar o piso do que substituí-lo. 

 

Hoje em dia no mercado existem modelos de pisos mais econômicos e versáteis, com ótima durabilidade, como é o caso do laminado e vinílico. Além do que eles costumam ser muito fáceis de instalar. Existem modelos que são instalados por cima do piso antigo, evitando sujeira e aumentando a agilidade e facilidade da instalação.  

 

Se a economia for importante para você, leia nossas dicas de decoração barata para sua casa.

 

Tempo 

A reforma de piso de madeira é um processo meticuloso e demorado. É especialmente desafiador se você e sua família já ocupam a casa. A renovação do piso de madeira pode facilmente levar de 4 a 5 dias, até várias semanas, dependendo da velocidade da equipe.

 

O processo de repintura requer lixadeiras, polidoras, remoção de manchas, pincéis, rolos, poliuretano, tinta e calafetagem. No entanto, a substituição pode ser feita em muito menos tempo usando apenas com algumas poucas ferramentas.

 

Beleza 

Se o seu objetivo é iluminar seus pisos de madeira antigos e restaurar sua beleza original, considere a reforma de piso de madeira. Mas se você quiser mudar certos aspectos do próprio piso, como o material da madeira, a largura ou direção das tábuas ou a consistência do material, você precisará substituí-los. 

 

A reforma é ideal para restaurar a beleza da madeira velha, enquanto a substituição é ideal para criar um visual completamente novo.

 

Saúde 

Restaurar todos os pisos de madeira nem sempre é uma opção. Você deve levar em consideração sua condição e saúde. Se o piso de madeira ficar empenado ou se a maioria das tábuas ficarem danificadas, você normalmente precisará substituir todo o piso, pois a reforma de piso de madeira só melhorará a aparência, mas não os problemas subjacentes que podem causar alergias e mofo. 

 

Idade 

A idade do seu piso também desempenha um papel importante na reforma de piso de madeira ou na sua substituição. Se o seu piso já existe há décadas, ele pode resistir ao retoque por uma série de razões. Por exemplo, se já tiver sido restaurado várias vezes ou se as rachaduras entre as tábuas forem muito grandes, a reforma pode não adiantar. Para pisos muito antigos, a substituição é muitas vezes a escolha ideal.

 

Opções de pisos para substituir 

piso eucafloor prime click

Piso laminado Eucafloor Prime Click

Com as informações fornecidas, você pode decidir substituir seus pisos em vez de renová-los. Existem muitas opções para escolher, dependendo do que você está procurando.

 

Madeira Sólida 

Pisos de madeira sólida são feitos de madeira maciça. Cada placa de piso de madeira maciça é feita de uma única peça de madeira com cerca de 3/4 de polegada de espessura. Por ser tão espesso, pode ser lixado e repintado várias vezes, porém o seu custo é alto e sua manutenção é mais difícil e exige limpeza constante. 

 

Laminado 

O laminado é uma escolha popular para proprietários porque geralmente é mais barato do que madeira maciça e mais fácil de instalar. Com tantas opções, você deve ser capaz de escolher exatamente o que deseja, como espessura, textura e cor da prancha. 

 

O laminado é uma opção de piso durável, segura para uso em quase todas as salas e pode fornecer uma transformação rápida.

 

Nesse artigo você encontra dicas de pisos laminados Durafloor para instalação. 

 

Vinílico 

O piso vinílico é preferido por arquitetos e construtores experientes porque é acessível, elegante, resistente à água e durável. Ele é fabricado com materiais manufaturados, o que o torna mais acessível (e sustentável!) do que outros materiais naturais de recursos limitados.

 

Mais macio do que os materiais naturais, eles mantém uma temperatura constante mesmo no frio, o que traz muito mais conforto.

 

Durável e resistente à água, podendo ser usado em ambientes de alta umidade, como cozinhas.

 

Aqui você encontra alguns modelos de pisos vinílicos que podem te ajudar nessa escolha.

 

Posso colocar piso laminado sobre madeira? 

Sem dúvida, o piso laminado ganhou enorme popularidade na última década, pois atinge um grande equilíbrio entre ser econômico, durável, atraente e fácil de instalar. Parte da facilidade de instalação que torna o piso laminado tão desejável é que ele pode ser instalado rapidamente e diretamente sobre muitos tipos de superfícies com pouco ou nenhum trabalho. 

 

O piso laminado pode ser instalado diretamente sobre a madeira, geralmente sem a necessidade de preparação. Se o seu laminado tiver uma camada inferior embutida, você pode instalá-lo diretamente sobre a madeira. Se o novo piso não tiver a base embutida, simplesmente estenda e prenda a base no piso de madeira e comece a instalar o laminado.

 

Se o piso de madeira for muito áspero, você precisará fazer alguns trabalhos preparatórios antes de instalar o laminado. Quaisquer pregos ou fechos salientes devem ser puxados (ou afundados com segurança na madeira) e quaisquer tábuas do piso que estejam arqueadas ou em ângulo para cima devem ser lixadas. Se o piso de madeira for ondulado, você precisará fazer algum trabalho para nivelá-lo antes de instalar o piso laminado.

 

O piso laminado pode imitar a aparência e o estilo do piso original, sem todo o trabalho de restaurar a madeira antiga. Finalmente, dependendo do laminado que você escolher e da condição do seu piso atual, instalar um piso laminado pode ser mais barato do que restaurar seu piso de madeira antigo.

 

O artigo tirou suas dúvidas principais? Esperamos que as informações tenham sido úteis. Lembre-se de nos seguir nas nossas redes sociais para acompanhar notícias e dicas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *